martes, 13 de julio de 2021

A CONSPIRAÇÂO PRO-SALAZARENTA, COVARDE E IMUNDA

(Del muro de facebook de João Andrade da Silva)

António Santos Garrido: A corja é capaz de usar as armas mais sujas, mais baixas, para denegrir os que não traíram Abril.

Recordo, na altura, de 75 a 78 frequentava quase todas as semanas Vendas Novas. Salazaristas organizavam festas particulares que eram perfeitas "salas de operações" atribuição de tarefas, desde carregar gente para os comícios da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) em Coruche, os piqueniques, destruir máquinas e infraestruturas das cooperativas da zona. Afirmo que participava, (geralmente não intervinha) um oficial. da EPA (Escola Prática de Artilharia).

O grande Ódio no discurso era, na sua totalidade, virada para o Andrade da Silva, nunca como Ten.(Tenente) mas sim comunista e outros adjectivos ultrajantes da boa educação. Muitos deles eram tidos como gente fina local...será se não fossem.

Um deles era familiar do Cor. Costa Brás que morava naquela vila, ao tempo. Esse era outro perigoso comunista, diziam-eles... Desprezaram-no a ele e à família.

Isto para dizer, a sanha, o ódio de classe, por deixarem de poder fazer o que bem queriam com quem trabalhava, o terem de dialogar com operários, não aceitavam. Eles eram os donos de tudo e, outros eram lacaios ao seu serviço.

O que contei vivi, é claro que, vim de África em Julho de 75, Pensavam, qdo me convidaram, que eu seria um deles...enganaram-se. Nessa 1ª noite qdo ouvi chamar traidores, vendilhões da patria etc, sabia q não podia continuar naquele local com cerca de 40 pessoas. Perante aqueles olhos vermelhos de ódio contra o nosso 25ª (25 de Abril de 1974), subi, por impulso a cadeira onde estava sentado e gritei: Os senhores podem ser contra o Comunismo, o Socialismo ou seja lá o que for... não podem, na minha presença dizer barbaridades sobre a libertação do povo trabalhador, ou seja, o 25A. Não o admito.

Tinha levado familia no meu carro, disse: dirigindo-me para a porta de saída. Quem quiser vir comigo, siga-me...

A partir daí, foi uma grande bronca...passei a, mais uma, ovelha preta. Com muito orgulho!!digo eu.

Na altura, difamar um dos simbolos mais emblemáticos do 25A do Alentejo, A.Silva (Andrade da Silva), para mim era lançarem-me lume!!,

Coisas!!!

Abraço Solidário (sempre suspeitei que fosse assim, só o meu camarada José Duarte de Vendas Novas, tenente em Abril e outros assim não veem. Um depoimento fundamental,espontâneo Abraço AMIGO)

Moisés Cayetano Rosado: ¡Magnífico testimonio! 

João Andrade da Silva: Moisés Cayetano Rosado, infelizmente a direita e a extrema direita salazarenta camuflou-se, travestiu-se e assaltou o 25 de Abril. Os erros podiam e deviam ser corrigidos, como em relação ao Alentejo o disse perante as câmaras da RTP 1 em julho de 75 . Havia hipóteses de termos um melhor democracia sem haver qualquer conquista do poder pelo PCP e para haver melhor democracia bastava cumprir-se a constituição de 76, -um 25 de Abril muito avançado- ou mesmo a de hoje, Aliás o Sr. General Carlos Fabião promoveu essa negociação que Otelo sabotou, segundo Pinto Soares. Há uma total covardia , partidarismos. negociatas e imoralidades pessoais e por isso nunca se fez o livro branco sobre o 25 de Abril, como alguns de nós temos proposto o chiqueiro e a canga vencem. Abraço. 

Moisés Cayetano Rosado: João Andrade da Silva, concordo com tudo que você diz. Já em nosso livro de 1999 ABRIL 25: EL SUEÑO DOMESTICADO, denunciamos amplamente essa situação. Em trabalho publicado em 2018 (acompanho o link: . https://www.academia.edu/41398400/OFENSIVA_CONTRA_LA_REFORMA_AGRARIA_EN_EL_PORTUGAL_POSREVOLUCIONARIO) escrevo sobre a destruição da Reforma Agrária. E mesmo no atual livro SALGUEIRO MAIA: DAS GUERRAS EM ÁFRICA À REVOLUÇÃO DOS CRAVOS eu também indico novamente. Existe uma contradição muito grande entre o que a Constituição de 1976 expressou e o que foi feito posteriormente em questões POLÍTICAS, sociais e econômicas. Espero que possamos conversar com calma sobre todo esse processo. Um abraço.

João Andrade da Silva: Moisés Cayetano Rosado, exatamente; a Constituição de 76 capitulo 4º foi muito além do que foi feito no terreno, e tudo o que Barreto (António Barreto, Ministro socialista de Agricultura) fez FOI INCONSTITUCIONAL com mortes Caravela e Casquinha, este com 17 anos-um CRIME- (dos trabajadores agrícolas muertos por disparos de la GNR en uno de los procesos de devolución de tierras ocupadas en Montemor-O-Novo). além das suas obras "academicas" SEREM MENTIROSAS quanto aos militares de levarmos nas nossas boinas emblemas do CHE- etc, um sem vergonha.

No hay comentarios:

Publicar un comentario