viernes, 9 de julio de 2021

SEMINÁRIO INTERNACIONAL do CEAMA - CENTRO DE

ESTUDOS DE ARQUITECTURA MILITAR DE ALMEIDA


Preparamos a 15ª edição do SEMINÁRIO INTERNACIONAL do CEAMA - CENTRO DE ESTUDOS DE ARQUITECTURA MILITAR DE ALMEIDA na expectativa de o virmos a celebrar presencialmente. Nada substitui o interesse do contacto entre pessoas interessadas, genuinamente, pelo tema apaixonante da Arquitectura Abaluartada.


Depois, para melhor contextualizar o encontro, nada melhor do que o ambiente histórico e cultural da Praça-forte de Almeida, foco das ressonâncias de um sistema defensivo que engloba outras peças maiores, como Ciudad Rodrigo ou a Fortaleza da Concepción, já do outro lado da fronteira.

Além do benefício para o conhecimento, o enriquecimento pessoal obtido na troca de toda a sorte de informação qualificada e no culto da Amizade que se cimenta na descoberta e aprofundamento os circunstantes, tornou já verdadeiramente insubstituível o programa estival de Almeida.

A realização desta série de quinze meetings internacionais serviu primordialmente para dar fundamento académico e difusão qualificada ao projecto de salvaguarda de Almeida como Património Mundial, inserida na rede das Fortificações Abaluartadas da Raia.

Após vicissitudes de toda a índole, mas concluídos os trabalhos de redacção do dossier de candidatura de Almeida, Marvão e Valença, vimos assinalar o fecho do referido ciclo, propondo uma reflexão sobre a própria natureza e alcance da declaração de Património Mundial.

Juntamente com intervenções de convidados nossos conhecidos, pretendemos registar a experiência das “FAR” (com uma apresentação sobre o Plano de Gestão por Fernando Cobos e um relato a cargo de João Campos), e queremos ainda reter o que tem para nos dizer a renomada especialista Michèle Virol, muito envolvida no processo Vauban.

Para além disso queremos que a participação dos convidados (com produtivo envolvimento nos trabalhos) seja motivo de feliz celebração neste renovado encontro que tanto ansiamos.


No hay comentarios:

Publicar un comentario