sábado, 5 de noviembre de 2022

 APRESENTADO EM CAMPO MAIOR O LIVRO “SALGUERIO MAIA. DAS GUERRA EN AFRICA À REVOLUÇÃO DOS CRAVOS”


Sábado, 5 de novembro, às 16h00 em Portugal, no Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada.

A segunda edição do livro está praticamente esgotada, e a terceira edição está projetada.

Publicado pelas Edições Colibri, de Lisboa, com prólogo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o livro “Salgueiro Maia. Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, de Moisés Cayetano Rosado, foi apresentado sábado, 5 de novembro, em Campo Maior. A maravilhora organização do Área de Cultura da Câmara Municipal, chefiada pela Vereadora São Silveirinha foi impecável.

O evento decorreu no Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada, situado na Praça Velha de Campo Maior, às 16h00 hora portuguesa.

O livro foi também publicado em espanhol pela Fundação CB -promotora do projeto-, em 2020. A edição portuguesa foi incluída este verão no Plano Nacional de Leitura de Portugal, contou com o apoio das Câmaras Municipais de Cqstelo de Vide e Santarém, e é co-editado pela Associação 25 de Abril e pela Associação Salgueiro Maia, cujos presidentes também escrevem no posfácio da 2ª edição. A tradução para o português é do “Capitão de Abril” Carlos Almada Contreiras, que foi o proponente de que o sinal para iniciar os atos revolucionários da Revolução dos Cravos foi a música “Grândola Vila Morena” e um dos capitães revolucionários mais ativos.


O acto foi apresentado pelo Maior João Silveirinha e pelo Presidente da Câmara Municipal da População, Luís Rosinha. Falaram também os coronéis e “Capitães de Abril” Manuel Duran Clemente e João Andrade da Silva (Presidente da Associação Salgueiro Maia), bem como o autor do livro, Moisés Cayetano Rosado, e o seu editor, Fernando Mão de Ferro, das Edições Colibri. O responsável da Cultura da Câmara, João Custódio, recitou o poema “Sou Abril”, do livro “Sempre Abril”, de Moisés Cayetano. Também foram exibidos dois “curtas-metragens” da Revolução dos Cravos, protagonizados por Salgueiro Maia em 25 de abril de 1974.


O livro analisa detalhadamente as guerras coloniais de 1961 a 1974, a própria Revolução dos Cravos e sua posterior evolução
, destacando o papel dos jovens capitães rebeldes, entre os quais Salgueiro Maia (nativo da vila alentejana de Castelo de Vide, sediado em Santarém) desempenhou um papel essencial e heróico, que hoje é exemplo de coragem e defesa dos ideais de paz, liberdade e democracia. Um papel que seria imediatamente apoiado pelos lisboetas em particular e pelos portugueses em geral, num acto massivo de apoio à revolução “ao vivo”, um exemplo então e agora para todo o mundo.

Atualmente esta segunda edição do livro está se esgotando, projetando a terceira edição do mesmo.


PRESENTADO EN CAMPO MAIOR DEL LIBRO “SALGUERIO MAIA. DAS GUERRAS EM ÁFRICA À REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

Sábado 5 de noviembre, a las 16’00 horas de Portugal, en el Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada.

La segunda edición del libro está prácticamente agotada, proyectándose la tercera edición. 

Editado por Edições Colibri, de Lisboa, con prólogo del Presidente de la República, Marcelo Rebelo de Sousa, el libro “Salgueiro Maia. Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, de Moisés Cayetano Rosado, fue presentado el sábado, 5 de noviembre en Campo Maior. La estupenda organización del Área de Cultura de la Câmara Municipal, encabezada por la Vereadora de Cultura São Silveirinha, fue impecable.

El acto tuvo lugar en el Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada, en la Praça Velha de Campo Maior, a las 16’00 horas de Portugal.

También editado en español por la Fundación CB -impulsora del proyecto-, en 2020. La edición portuguesa ha sido incluida este verano en el Plano Nacional de Leitura de Portugal, contó con los apoyos de las Câmaras Municipales de Cqstelo de Vide y Santarém; coeditado por la Associação 25 de Abril y por la Associação Salgueiro Maia, cuyos presidentes escriben también en el posfacio de la 2ª edición. La traducción al portugués es del “Capitão de Abril” Carlos Almada Contreiras, que fue el proponente de que la señal de comenzar los actos revolucionarios de la Revolução dos Cravos fuera la canción “Grândola Vila Morena” y uno de los más activos capitanes revolucionarios.


Presentaron el acto el Maior (Comandante) João Silveirinha y el Presidente da Câmara Municipal de la población, Luís Rosinha. Intervinieron también los coroneles y “Capitães de Abril” Manuel Duran Clemente y João Andrade da Silva (Presidente da Associação Salgueiro Maia), así como el autor del libro, Moisés Cayetano Rosado, y su editor, Fernando Mão de Ferro, de Edições Colibri. El funcionario de Cultura de la Câmara, João Custódio, recitó el poema “Yo soy Abril”, del libro “Siempre Abril”, de Moisés Cayetano. También se proyectaron dos “cortos” de la Revolução dos Cravos, protagonizados por Salgueiro Maia el 25 de Abril de 1974.


En el libro se hace un recorrido minucioso por las guerras coloniales desde 1961 a 1974, la propia Revolução dos Cravos y su evolución posterior
, destacando el papel de los jóvenes capitanes sublevados, entre los que Salgueiro Maia (natural de la villa alentejana de Castelo de Vide, destinado en Santarém) tuvo un papel esencial y heroico, que hoy día constituye un ejemplo de arrojo y defensa de los ideales de paz, libertad y democracia. Papel que sería de inmediato secundado por el pueblo de Lisboa en particular y el portugués en general, en un masivo acto de apoyo a la revolución “en directo”, ejemplo entonces y ahora para el mundo entero.


Actualmente esta segunda edición del libro está agotándose, proyectándose la tercera edición del mismo.

1 comentario:

  1. Uma tarde de Memórias e de Afectos. Abraço a todos!! Abraço de Abril. MDC.

    ResponderEliminar