martes, 26 de marzo de 2013


CELEBRACIÓN DEL DÍA DE PORTUGAL EN ELVAS


LINHAS DE ELVAS. Semanário (26/3/2003):
Elvas vai receber comemorações do 10 de Junho.
As comemorações oficiais do 10 de Junho vão realizar-se na cidade Património Mundial de Elvas com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
O Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas vai ser assinalado com o palco principal da cerimónia a ser instalado no Rossio de São Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira, estando prevista a participação de 1500 militares.
Elsa Grilo (facebook)
As comemorações nacionais do 10 de Junho desde ano são em Elvas, conforme despacho de hoje do Senhor Presidente da República. Na sequência do convite anteriormente dirigido pelo nosso Presidente Rondão Almeida ao Senhor Presidente da República para celebrar a classificação de Elvas como Património Mundial assim como de solicitação escrita para as comemoração desta data específica, endereçada há algumas semanas, assim como de um trabalho conjunto e bastante proficuo entre autarquia e Presidência da República, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas comemora-se na nossa cidade. Para Elvas é uma honra que, desde já, agradecemos. Será mais um evento marcante, com milhares de entidades nacionais e internacionais, que vai mobilizar toda a população e a economia local regional. Naturalmente, estamos muito felizes e tudo faremos para continuar a corresponder à confiança do mais alto magistrado da nação. Elvas comemora também 500 anos da elevação a cidade.


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal
Na sequência dos trabalhos legislativos após a Proclamação da República Portuguesa de 5 de Outubro de 1910, foi publicado um decreto em 12 de Outubro estipulando os feriados nacionais. Alguns feriados foram eliminados, particularmente os religiosos, de modo a diminuir a influência social da igreja católicalaicizar o Estado.
Neste decreto ficaram consignados os feriados de 1 de JaneiroDia da Fraternidade Universal31 de Janeiro, que evocava a revolução falhada do Porto, e portanto foi consagrado aos mártires da República; 5 de OutubroDia dos heróis da República1 de Dezembro, o Dia da Autonomia (Restauração da Independência) e o Dia da Bandeira; e 25 de Dezembro, que passou a ser considerado o Dia da Família, laicizando a festa religiosa do Natal.
Luís de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal. Com o 10 de Junho, os republicanos de Lisboa tentaram invocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia.

Gran noticia para una ciudad que en 2012 ha obtenido el reconocimiento de su  “Guarnición fronteriza y  fortificaciones” como Patrimonio de la Humanidad. Que cuida esmeradamente del mismo, que ha desarrollado un urbanismo expansivo de forma coherente y respetuosa. Que está desenvolviendo unas infraestructuras viarias de acceso envidiables. Que ha logrado unas dotaciones deportivas, de ocio, educación, cultura, museísticas, etc. incomparables. Que sabe conservar su patrimonio militar, religioso, civil, urbano, periurbano con un esfuerzo sostenido magnífico. Que es un ejemplo para el entorno comarcal, regional, transfronterizo… Que continúa desenvolviendo proyectos, abordando utopías en unos tiempos tan difíciles.
Que tiene un equipo de gobierno con fuerza, ilusión y entrega. Y una población entre la que es un lujo mezclarse, por su apertura acogedora.
Como “transfronterizo”, con un pie en Badajoz y otro en Elvas -en medio de tantas cosas que critico a veces con dureza en tantos ámbitos-, quiero dejar ahora constancia de algo tan positivo, de respaldo nacional (tras es el reconocimiento mundial) para una buena población. Parabens!
Moisés Cayetano Rosado

No hay comentarios:

Publicar un comentario